imagem-
14-01-2021 Angola e Cuba analisam cooperação na Educação

A cooperação entre Angola e Cuba, no sector da Educação, foi analisada, nesta quarta-feira, entre a titular da pasta angolana, Luísa Grilo, e a homóloga cubana, Ena Velázquez.

As  duas governantes, que se reuniram por vídeo- conferência, abordaram, entre outros aspectos, a relação contratual entre o Ministério Angolano da Educação e a empresa cubana Antex, responsável pelo envio de especialistas para leccionarem nos institutos técnicos e politécnicos em Angola. 

Luisa Grilo informou a  Ena Valázquez que Angola vai reduzir  ainda mais o número de professores cubanos no país, pois, está a apostar na formação de formadores locais. 

Segundo a ministra angolana, desde 2018 que o Ministério da Educação tem reduzido, gradualmente, o contingente de professores cubanos no país e, nesta senda, tem realizado  concursos públicos para docentes nacionais nas vertentes técnicas, tecnológica e prática, com vista  a substituição de especialistas cubanos que estão em Angola.
 Por seu lado, a ministra cubana afirmou que o seu país  compreende que a actual  conjuntura não permite a evolução da cooperação no sector.   

Fonte:JA