imagem-
22-04-2021 Secretário de Estado admite reparação de represas para maior produção

A necessidade de se prestar maior apoio na reparação das represas, para que o acesso à água esteja mais facilitado aos produtores da província da Huíla foi admitida na terça-feira, no município do Quipungo, pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

O responsável, que fazia o balanço da visita aos municípios de Quipungo e Matala, afirmou que o acesso à água é um dos “grandes” constrangimentos que o produtor local apresenta, até mesmo na Humpata, onde há água.

Sobre os perímetros irrigados em mau-estado, avançou que a solução passa pela reabilitação, já alinhada nas prioridades do Governo, pois são infra-estruturas que precisam de intervenção para torná-las funcionais e para ajudar a aumentar a produção dos agricultores.

“O balanço é positivo. Os nossos produtores estão organizados e empenhados em aumentar a produção nacional. Existe muita vontade por parte deles, daí estarmos a partilhar todos os serviços que o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) oferece”, declarou.

Reforçou que se precisa continuar a apoiá-los para que se tenha mais cooperativas e jovens empreendedores a recorrerem à linha de micro-crédito do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano  (FACRA), e empresários que apostam na produção em grande escala, principalmente do milho, massango e massambala.

Por outro lado, o responsável disse ter constatado que há algum desconhecimento dos produtores de como proceder para se ter acesso às linhas, situação que o Gabinete para o Desenvolvimento Integrado e Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) vão prestar maior esclarecimento. 

Na Matala, Milton Reis e sua delegação visitaram uma escola em obras, o asfaltamento da vila do município, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a Cooperativa 1º de Maio, Fábrica Nova Cimor e reuniu com a classe empresarial.

Já no Quipungo, estive numa fazenda, e constataram obras da Loja de Registo, do Centro Integrado e realizou igualmente um encontro com as direcções municipais e empresários.

O secretário de Estado está em jornada de trabalho à província da Huíla (para cinco dias", nos municípios da Humpata, Matala, Quipungo, Chibia e Lubango, a fim de fazer visitas em projectos locais, auscultar o produtor nacional, bem como dar maior explicações sobre o PRODESI.

 

 

Fonte:Angop