26-01-2017 Geografia
imagem-geografia

Angola ou República de Angola, é um país da costa ocidental  da África, cujo território é limitado a norte pela República do Congo e a República Democrática do Congo,  a leste pela República Democrática do Congo e pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico.

O país tem uma faixa costeira árida, que se estende desde o Namibe até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte, principalmente em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela.

imagem-geografia

Apesar de estar localizada numa zona subtropical, Angola tem um clima que não é caracterizado por esta condição, devido à confluência de factores como a corrente fria de Benguela ao longo da parte sul da Costa e o relevo no interior. Deste modo, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas (acompanhada de temperaturas altas), de Outubro a Abril, e a do Cacimbo (tempo de frio), de Maio a Agosto. As altitudes variam, em geral, entre os 1.000 e os 2.000 metros, sendo o morro do Moco, na província do Huambo, o ponto mais alto com uma altura de 2620. As regiões do norte têm chuvas ao longo de quase todo o ano.

Angola é o sétimo país de África pelo seu tamanho. O país tem uma superfície de 1.246.700 Km2 e está dividido em 18 províncias, sendo Luanda a sua capital.