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Nacional
10 Novembro de 2023 | 14h11

Aeroporto 4 de Fevereiro passa a centro de manutenção

O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, localizado no distrito urbano da Maianga, província de Luanda, poderá ser transformado em Centro de Manutenção e Formação, depois de 70 anos dedicados à realização de voos comerciais.

De acordo com o Governo angolano, a infra-estrutura aeroportuária ocupar-se-á, igualmente, das Operações de Voos Especiais e Voos Executivos (Presidenciais), além da actividade de transporte aéreo não comercial e de voos não regulares.

A redefinição do âmbito do Aeroporto surge na sequência da inauguração do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no município do Icolo e Bengo, que passa a ser a principal porta de entrada e saída de e para Angola.

O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro foi inaugurado em 1954, pelo então Presidente de Portugal, General Craveiro Lopes, que deu o seu primeiro nome à infra-estrutura. Era, até este ano, o maior e mais utilizado de Angola.

Foi baptizado em 1976 com a denominação "Aeroporto Internacional Quatro de Fevereiro de Luanda", no âmbito das celebrações do dia 4 de Fevereiro de 1961, data dedicada ao início da luta armada e da libertação nacional.

No entanto, a construção do aeroporto de Luanda começou antes dessa data, uma vez que as obras iniciaram em 1951 e terminaram em 1954.

O aeroporto, que fica a 74 m (243 pés) acima do nível do mar, possui duas pistas pavimentadas: uma de 3.716x45 metros e a segunda de 2.600x60 metros.

Dispõe de uma área de ocupação de aproximadamente 450 hectares, enquanto o Aeroporto Dr. Agostinho Neto tem aproximadamente 1.324 hectares.

Reza a história que até a década de 50, Luanda dependia do Aeródromo Emílio de Carvalho, construído em 1918, no Largo da Independência, rua Deolinda Rodrigues.

Os reconhecimentos e estudos necessários à elaboração do projecto de um novo aeródromo para a cidade de Luanda começaram em 1945, através da portaria nº 11 029/45, de 21 de Julho, que criava uma missão técnica para o efeito. 

Os estudos indicaram o local e concluíram a necessidade de construção de um novo aeroporto em Luanda.

Durante a guerra da independência nacional, o aeroporto dividia-se entre as operações aeroportuárias civis e as militares da base aérea nº9 da Força Aérea Portuguesa.

Um ano depois da independência nacional, conquistada em 1975, passou a chamar-se "Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro". A cerimónia de renomeação deu-se com uma visita do então Presidente da República, António Agostinho Neto.

Obras de requalificação

A partir do final do conflito armado em Angola, em 2002, o aeroporto recebeu muitas obras de reabilitação e ampliação, que permitiram a remodelação do terminal de passageiros e a construção de um novo parque de estacionamento de viaturas.

As obras visaram aumentar o número de salas de embarque, balcões, tapetes para recolha de bagagens e a capacidade de atendimento de passageiros de 400 para 1000 por hora. Na lista de melhorias estão ainda o arranjo da zona de saída de aeronaves, a construção de pistas de rodagens (C, C1 e C2), bem como a de rodagem paralela ligando a C1 à C2 do espaço aeroportuário.

Por fim, as obras aumentaram a capacidade de um 1,2 milhão de passageiros por ano, para 3,6 milhões, num investimento de cerca de 74 milhões de dólares.

Por estar completamente integrado na zona urbana, tornou-se impossível a sua expansão, pelo que as autoridades angolanas desenvolveram estudos para construir um novo aeroporto, no município de Icolo e Bengo, a 40 km do centro de Luanda.

Fonte: Jornal de Angola.



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