scm.gov.ao

A República de Angola fica situada na costa ocidental da África Austral, a Sul do Equador, cujo território principal é limitado a Norte e a Nordeste pela República Democrática do Congo, a Este pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a Oeste pelo Oceano Atlântico.

Localizado na região ocidental da África Austral, entre os paralelos 5 e 18 de latitude Sul, o território de Angola inclui parte dos sistemas hidrográficos do maior rio da África Ocidental, o Zaire ou Congo (4000 km), e do maior rio da África Oriental, o Zambeze (2680 km). O seu território é mais de duas vezes maior do que o da França e o da Grã-Bretanha, e quase catorze vezes maior do que o de Portugal. 

A província mais a Norte, Cabinda, constitui um enclave geograficamente separado do resto do território pela República Democrática do Congo.

Dados físicos, geográficos e hidrográficos. O território pode ser dividido em seis áreas geográficas:

o  Faixa costeira

o  zonas de transição para o interior

o    Relevos intermédios

o    Planaltos

o    Bacia do Zaire

o    Bacia dos rios Zambeze e Cubango

Superfície: 1.246.700 Km2

Ponto Mais Elevado: Morro do Moco 2.620m, na Província do Huambo.

Fronteiras: Ao Oeste o Oceano Atlântico; a Norte a República do Congo e a República Democrática do Congo; ao Este a República Democrática do Congo e a República da Zâmbia e ao Sul a República da Namíbia.

Extensão das Fronteiras: Marítima: 1.650 Km; Terrestre: 4.837 Km.

Geografia: 60% do território são planaltos de 1.000 a 2.000 m com uma densa e extensa rede hidrográfica.



Fonte: Angop