A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, recebeu esta quinta-feira, em audiência, a delegação parlamentar das Bahamas, país admitido há dias como 180.º membro da União Interparlamentar (UIP).
Em declarações à imprensa, a chefe da delegação parlamentar das Bahamas, Pia Roller, disse ter partilhado ideias sobre o parlamento do seu país e o Parlamento angolano, que já tem uma vasta experiência legislativa.
Fez saber que no quadro das eleições realizadas no seu país, em 2021, foram eleitas sete mulheres para o órgão legislativo, considerando tal facto um marco histórico.
"Na qualidade de deputada jovem, procurei obter conselhos da parte da presidente da Assembleia Nacional de Angola e, também, para manter relações bilaterais no domínio parlamentar", sublinhou.
Pia Roller disse que lidera também no seu país uma organização não governamental para trazer às mulheres aos lugares de topo.
Situado no Atlântico norte, o arquipélago das Bahamas é composto por cerca de setecentas ilhas, das quais somente trinta são habitadas. Com uma área total de 13 mil 949 quilómetros quadrados, tem como principais vizinhos os Estados Unidos e Cuba. São também seus vizinhos o Haiti e Turquia e Caicós, ambos a sudeste.
Angola e Moçambique analisam cooperação parlamentar
Ainda esta quinta-feira, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dialogou, com a homóloga, moçambicana, Esperança Bias, para tratar de assuntos relacionados com a cooperação entre os dois parlamentos.
À saída do encontro, a líder da Assembleia da República de Moçambique disse ter saudado a sua homóloga angolana, pelo facto de o país acolher a Assembleia Geral da UIP.
"Saudamos Angola por acolher esta Assembleia Geral da UIP, que é um evento que nos orgulha a todos, nós países de Língua Portuguesa, porque não é fácil acolher um evento desta natureza", sublinhou.
Audiência com Timor Leste
Carolina Cerqueira recebeu, também, em audiência, a delegação parlamentar de Timor-Leste que participa na Assembleia da UIP.
A chefe da delegação parlamentar timorense, Veneranda Lemos, agradeceu o apoio de Angola na libertação do sei país.
"Angola apoiou, desde o início, a libertação da nossa pátria e quero exprimir o meu agradecimento a Angola e ao povo angolano pela acção", disse.
A deputada timorense disse, igualmente, ter falado com a sua interlocutora sobre a proposta do seu país em tornar o português língua de trabalho na União Interparlamentar (UIP).
Timor-Leste é um país no Sudeste Asiático que ocupa metade da ilha de Timor.
Monumentos na capital, Díli, contam as lutas do país pela independência de Portugal em 1975 e, posteriormente, da Indonésia em 2002.
Fonte: Jornal de Angola.