scm.gov.ao
Política
20 Junho de 2023 | 09h06

Angola e China estudam reforço da cooperação nos mais variados domínios


O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da República Popular da China em Angola, Gong Tao, trataram, ontem, de assuntos de interesse comum, com destaque para o reforço da cooperação nos mais variados domínios entre os dois países.

As partes falaram, também, da necessidade do reforço das trocas de visitas nos mais diferentes níveis entre os dois países, assim como abordaram questões ligadas ao multilateralismo com foco para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A audiência foi presenciada pelo embaixador Miguel Dialamicua, director para Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores, e pelo consultor do ministro das Relações Exteriores Márcio Burity.

Também, ontem, mas, em Nova Delhi, o diplomata Clemente Pedro Francisco Camenha, embaixador indigitado da República de Angola na República da Índia, manteve, um encontro com Subrahmanyam Jaishankar, ministro das Relações Exteriores daquele país da Ásia Meridional.

O encontro realizou-se à margem de uma recepção com o corpo diplomático acreditado na Índia, destinado a fazer um balanço dos nove anos de governação de Narendra Modi, Primeiro-Ministro da República da Índia.

A Índia é o país mais populoso do mundo, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do planeta. Delimitada ao Sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a Oeste, e pelo Golfo de Bengala a Leste, a Índia tem uma costa com 7.517  quilómetros de extensão.

O país faz fronteira com o Paquistão a Oeste; a China, Nepal e Butão ao Norte e Bangladesh e Mianmar a Leste. Os países insulares do Oceano Índico, Sri Lanka e Maldivas estão localizados bem próximos da Índia.

A Índia é uma República composta por 28 Estados e sete territórios da união, com um sistema de democracia parlamentar. O país é a sexta maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas económicas feitas desde 1991 transformaram o país numa das economias de mais rápido crescimento do mundo.

No entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, com índices elevados no analfabetismo, violência de género, doenças e desnutrição.

Fonte: Jornal de Angola.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais