scm.gov.ao
 
Política
08 Fevereiro de 2023 | 14h02 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2023

Angola e Espanha reforçam cooperação bilateral

Escute aqui o Audio associado a esta notícia:

Angola e Espanha assinaram, nesta terça-feira, três memorandos de entendimento, no quadro da visita oficial de três dias que o Rei da Espanha, Felipe VI, realiza a Angola.

Tratam-se de memorandos nos domínios do Ensino, Desporto, bem como Comércio e Indústria.

Os referidos memorandos foram rubricados na presença do Presidente República, João Lourenço, e do Rei de Espanha, Felipe VI.

Pela parte angolana assinaram os respectivos acordos os ministros dos sectores e pela Espanha, o ministro dos Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares.

As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.

A cooperação entre os dois estados tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de companhias espanholas em Angola. 

A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em distintos  sectores, como a Energia, Banca, Construção e Agricultura.

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em Setembro de 2021, uma visita de Estado ao Reino de Espanha, durante a qual  teve um encontro, no Palácio de Zarzuela, com o Rei Felipe VI. 

Os dois Estadistas abordaram, na ocasião, questões ligadas à cooperação bilateral, que Luanda e Madrid querem ver ampliada. 

 

 

Fonte:Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais