scm.gov.ao
Política
22 Julho de 2024 | 07h07

Angola e Rwanda avaliam o quadro da política regional

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve um encontro de trabalho, em Accra, República do Gana, com o novo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Rwanda, Olivier Jean Patrick Nduhungirehe, durante o qual passaram em revista assuntos de interesse bilateral e regional.

O encontro, realizado à margem da 6ª Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana e as Comunidades Económicas e os Mecanismos Regionais, aconteceu no princípio da noite de sábado.

O momento marcou o primeiro encontro entre Téte António e Olivier Jean Patrick Nduhungirehe, que foi empossado por Paul Kagame como novo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Rwanda, em substituição de Vicent Biruta.

Téte António e Nduhungirehe reiteraram, na ocasião, o compromisso em aprofundar as consultas políticas sobre matérias de interesse comum a nível regional, continental e internacional. Os dois diplomatas já haviam mantido contacto no dia 15 de Julho, por ocasião da reunião ministerial virtual do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, que se subordinou ao tema: "O Papel da Mediação e Reconciliação na Resolução dos Conflitos na Região Leste da RDC - Os Processos de Luanda e Nairobi”, presidida por Angola, na qualidade de presidente do Conselho de Paz e Segurança da UA para o mês de Julho deste ano.

De recordar que, no dia 30 deste mês, vai ser realizado, na capital angolana, no quadro do Processo de Luanda, a segunda sessão da reunião ministerial entre as delegações ministeriais da República Democrática do Congo e do Rwanda, sob mediação de Angola.

Ambas as partes acordaram realizar a referida reunião, na sequência de consultas efectuadas pela mediação angolana e em conformidade com as conclusões da primeira sessão da reunião ministerial, que se realizou em Luanda, no dia 21 de Março de 2024, que, entre outros, decidiu a realização de uma segunda sessão.

A referida reunião resulta da decisão tomada durante os encontros realizados, em separado, pelo Presidente João Lourenço (Campeão da União Africana para Paz e Reconciliação em África e Mediador designado pela União Africana), com os homólogos Félix Tshilombo, da RDC, e Paul Kagame, do Rwanda, em Fevereiro e Março deste ano, respectivamente.

 

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais