scm.gov.ao
Política
02 Julho de 2024 | 08h07

Chefe de Estado defende maior promoção do Desporto Escolar

O Presidente da República, João Lourenço orientou, nesta segunda-feira, os novos secretários de Estado para a Juventude e Desportos, Danila Patrícia de Almeida Bragança e Paulo Alexandre Madeira Rodrigues da Silva, respectivamente, a desenvolverem um trabalho conjunto com os sectores da Educação e do Ensino Superior, para maior promoção do Desporto Escolar.

Durante a cerimónia no Palácio da Cidade Alta, que conferiu posse igualmente ao secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos, Lúcio Gonçalves Amaral, o Titular do Poder Executivo assinalou que o desporto nacional vai ganhar bastante "se apostarmos no desenvolvimento do Desporto Escolar”.

Sobre o novo cargo até então inexistente na orgânica normal do Executivo, o Secretario de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos, assumido pelo general na reforma Lúcio Gonçalves Amaral, o Chefe de Estado justificou a decisão apontando a necessidade de se cuidar dos diferentes objectivos estratégicos espalhados por todo o país, de Cabinda ao Cunene.

No Decreto Legislativo Presidencial de 26 de Junho, João Lourenço sublinha a criação do novo órgão do Ministério da Defesa Nacional com o objectivo de atender, com maior eficácia e eficiência, as tarefas acometidas ao Executivo no domínio da Protecção dos Objectivos Estratégicos do Estado.

Na cerimónia, testemunhada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado e membros dos órgãos auxiliares do Presidente da República, os empossados juraram fidelidade à pátria e cooperação na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição, respeitar e fazer respeitar as leis e realizar com zelo e dedicação as funções para as quais foram nomeados.

Comprometeram-se perante a Nação a combater a corrupção e o nepotismo, assim como de se absterem de práticas e de actos que lesem o interesse público, sob pena de serem responsabilizados civil e criminalmente.

Elevação do desporto exige trabalho conjunto

Em declarações à imprensa, o secretário de Estado para os Desportos, Paulo Alexandre Madeira Rodrigues da Silva, reconheceu que a evolução do desporto nacional, o aumento de praticantes e, consequentemente a geração de maior qualidade passa por um trabalho conjunto com os Ministérios da Educação e do Ensino Superior.

Em reacção às recomendações do Titular do Poder Executivo para uma maior conexão entre o Desporto e a Escola, Paulo Madeira disse "se pensarmos em termos de aumento daquilo que é a base da pirâmide evolutiva do Desporto Nacional, não é possível fazê-lo sem a escola”.

Neste particular, partilhou que o Governo continua a trabalhar, neste momento, na aprovação do PLANADESPORTO (Plano Nacional para o Fomento do Desporto), que garante as linhas orientadoras das tarefas para o subsector.

A secretária de Estado para a Juventude disse conhecer bem as inquietações e os desafios dos jovens. Muitos destes desafios, são transversais e multissectoriais, o que vai exigir outra dinâmica junto dos demais departamentos ministeriais para que as políticas voltadas à juventude sejam reflectidas no dia a dia dos jovens.

Homem de poucas palavras, o general na reforma Lúcio Gonçalves Amaral limitou-se a dizer que os militares não questionam as ordens que recebem. "Estamos aqui para dar cumprimento à missão que nos foi atribuída. Recebemos a missão e estamos prontos para cumprir”, concluiu.

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais