scm.gov.ao
 
Política
04 Janeiro de 2023 | 10h01 - Actualizado em 04 Janeiro de 2023

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se dentro de meses

A Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre os meses de Março e Abril do ano em curso, para impulsionar as relações de cooperação entre os dois Estados

A informação foi prestada, esta terça-feira, em Brasília (Brasil), pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, à saída de um encontro com o homólogo brasileiro, Mauro Vieira.

No encontro "foi examinada (...) a agenda para os próximos meses", disse à imprensa o governante angolano, no Palácio de Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Sem entrar em detalhes, informou que a reunião vai decorrer em Brasília, acrescentando que na altura certa serão dados mais pormenores sobre os domínios de cooperação a abordar.

Téte António enalteceu as relações  "profícuas" e "proveitosas" entre os dois países, sublinhando que os laços entre Angola e o Brasil estendem-se aos respectivos povos, daí a responsabilidade de fazer com que as decisões da referida "Comissão se traduzam em actos concretos".

Por seu turno, o chefe da diplomacia brasileira, Mauro Vieira, considerou Angola como um país amigo e "um grande sócio" nas relações de cooperação.

Sublinhou que a parceria com Angola ultrapassa as questões institucionais. "São relações pessoais e entre os povos", realçou.

Angola e Brasil cooperam desde 1977

O primeiro memorando de cooperação entre os governos dos dois países foi assinado em 1977, dois anos depois da proclamação da independência de Angola, em 1975. 

Desde essa altura, foram aprofundadas as relações nos mais variados domínios, culminando com a assinatura de 80 acordos de cooperação.

Entre os entendimentos sobressaem os ligados à agricultura, energia, imigração, sanidade animal/vegetal, educação, saúde, cooperação técnica e consultas diplomáticas.

Angola e o Brasil também cooperam nas áreas de ciências, tecnologia, cultura, pescas,  petróleo, meio ambiente, comunicação, comércio e transportes.

 

Fonte:Angop

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais