scm.gov.ao
Política
06 Maio de 2024 | 08h05

Dionísio da Fonseca visita obras de infra-estruturas Autárquicas

O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, está desde domingo na Lunda-Norte, para avaliar o grau de execução física e financeira das infra-estruturas autárquicas, em construção nos municípios do Caungula, Lóvua, Lucapa e Cambulo.

Dionísio da Fonseca, que viajou via terrestre, chegou ao princípio da noite no município de Xá-Muteba, onde foi recebido pela governadora provincial, Deolinda Vilarinho, com quem abordou outros assuntos ligados à implementação de projectos de impacto sócio-económico na Lunda-Norte.

O programa de hoje reserva uma visita de constatação às obras do Complexo Residencial Autárquico, em construção no município do Caungula, cuja preocupação, à semelhança das outras circunscrições, se prende com o incumprimento dos prazos contratuais por parte do empreiteiro.

Iniciadas em Março de 2021, as obras estão avaliadas em mais de mil milhões de Kwanzas. Em termos de estrutura, o edifício está concebido para vinte apartamentos de tipologia T1 e T2.

O mesmo está a ser erguido numa área de 200 metros quadrados e contará com um parque de estacionamento para 24 viaturas, quadra polidesportiva, áreas técnicas para os grupos geradores de energia eléctrica, tanque de combustível, incluindo uma vedação metálica.

Ainda em Caungula, o ministro da Administração do Território vai constatar o impacto negativo de uma ravina que destruiu o asfalto e postes de iluminação pública da alameda local.

A delegação ministerial segue no mesmo dia para o município do Lóvua, onde na companhia da governadora provincial, a par de avaliar a execução das obras do Complexo Residencial Autárquico, vai testemunhar a abertura da Feira de Produção Local, promovida no âmbito do 9.° Aniversário daquela circunscrição, que hoje se assinala.

Lóvua ascendeu à categoria de município em Maio de 2015, depois de ter sido desanexada como comuna do Chitato.

O ministro da Administração do Território visita, também, as obras de reabilitação e ampliação do Hospital Municipal do Lóvua, com o suporte financeiro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

 Dionísio da Fonseca vai inteirar-se da situação de apetrechamento do Complexo Escolar de doze salas, construído no município do Lóvua, com a linha de financiamento dos Eurobonds.

Na terça-feira, a agenda de trabalho termina com deslocações aos municípios do Lucapa e Cambulo, para avaliar a execução física e financeira dos projectos de construção dos complexos residenciais e autárquicos.

O edifício Residencial Autárquico de Cambulo está a ser implantado num espaço de três mil metros quadrados e terá um total de 20 apartamentos de tipologias T1 e T2. Além de residências, a infra-estrutura contará com uma zona de estacionamento para 60 viaturas.

A governadora da Lunda-Norte considerou, recentemente, que com os complexos residenciais autárquicos estão lançadas as bases para o êxito do processo de descentralização administrativa.

A intenção do Executivo, disse, é construir edifícios do género em todos os municípios da província, mas numa primeira fase foi dada prioridade àquelas localidades com problemas gritantes da falta de infra-estruturas.

Isso, realçou, representa o esforço do Executivo na criação de condições técnicas, materiais e humanas para a implementação das autarquias.

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais