scm.gov.ao
Política
22 Julho de 2024 | 10h07

Governo enaltece cooperação com a China na agro-pecuária

Uma equipa multissectorial, encabeçada pelo ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, bem como pelo embaixador da República Popular da China acreditado em Angola, Zhang Bin, esteve a avaliar, no último final de semana, em Cacuso, na província de Malanje, os investimentos que estão a ser aplicados no domínio agro-pecuário.

São dois projectos novos, um investimento 100 por cento privado, com apoio institucional do Ministério da Agricultura e Florestas, onde os maiores ganhos ressaltam na geração de empregos e o conhecimento tecnológico.

O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, deixou claro que com os actuais níveis de produção da batata rena cifrados em 500 hectares, com uma produção entre 25 e 30 mil toneladas, "não seja necessário continuarmos a importar a batata rena, até porque não se faz só aqui em Malanje, províncias como Huambo, Bié, Benguela e Huíla também produzem muita batata”, apontou o titular da pasta da Agricultura e Florestas.

"Vamos ter aqui grandes produções de batata rena, com níveis bastante elevados, por conta da tecnologia que está a ser utilizada e do material genético que aqui está”, disse.

O embaixador chinês, que integrou a visita, depois de destacar as potencialidades da província de Malanje no domínio agrícola, acrescentou que já existe uma parte sólida da cooperação, uma vez que existem naquela província dez fazendas com gestão chinesa.

"Esta visita acaba por nos encorajar. Acho que há muito espaço para cooperação entre Angola e a China”, frisou o diplomata.

Indústrias de Charcutaria

Por sua vez, o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, que integrou a comitiva, disse que o projecto visitado vai introduzir uma quantidade significativa de porcos no mercado nacional.

"Vai ser importante, porque a partir daí vamos conseguir matéria-prima para as nossas indústrias de charcutaria, embutidos e de uma forma geral também a carne que vai ser consumida pela população”, referiu.

Maior projecto

O embaixador da China em Angola, Zhang Bin, considerou, durante a visita, que o projecto de suinicultura pode ser o maior da cooperação entre a China e Angola.

"Fiquei muito impressionado, porque nesta fazenda usamos as tecnologias e conceitos mais avançados. Acredito que depois de todas as condições criadas, será um bom exemplo de cooperação entre Angola e a China”, assinalou.

De acordo ainda com o diplomata, vai continuar a trabalhar para atrair cada vez mais investidores do seu país para Angola.

Integraram a delegação, que esteve a visitar unidades de produção agrícola e suinocultura em Cacuso, os secretários do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, e para os Assuntos Económicos, Milton Reis.

 

Fonte:Jornal de Angola.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais