scm.gov.ao
Nacional
11 Junho de 2024 | 09h06

Investimentos da Turquia em Angola ultrapassam os 200 milhões de dólares

Os investimentos das empresas turcas em Angola atingiram, no ano passado, mais de 200 milhões de dólares, anunciou, segunda-feira, em Luanda, o embaixador cessante daquele país.

Ufuk Ekici, que terminou a sua missão de 15 meses no país, disse que os principais investimentos das empresas turcas em Angola estão concentrados no sector Mineiro, sobretudo em projectos ligados à siderurgia.

O diplomata turco referiu que, a par do sector Mineiro, existem no país empresas a investirem no sector de Energia, principalmente na construção de linhas de transporte.

No sector da Defesa, segundo Ufuk Ekici, existem empresas têxteis interessadas em instalar fábricas em Angola, para o fornecimento interno e externo de equipamentos militares e policiais, para os Ministérios da Defesa e Interior, bem como para o sector privado.

De acordo com o embaixador turco, no ano passado a Turquia exportou vários produtos para Angola, com destaque para vestuário e peças de decoração imobiliária e farinha de trigo, enquanto Angola exportou derivados de petróleo.

"Existe um interesse muito forte por parte das empresas turcas em aumentarem os seus investimentos em Angola, mas precisamos de percorrer um caminho longo, para que as empresas e investidores dos dois países possam fortalecer os investimentos, quer privados, como do ponto de vista ministerial”, disse.

Sem precisar o número exacto de empresas que operam em Angola, em vários segmentos da actividade económica, o embaixador Ufuk Ekici apontou que cerca de 300 cidadãos turcos desenvolvem actividades comerciais nas províncias de Luanda, Benguela e Huíla.

 Negócios

De acordo com o embaixador Ufuk Ekici, em 2023 o volume da balança comercial das exportações da Turquia para Angola caiu para 140 milhões de dólares, contra os 240 milhões, alcançados em 2022.

Para o diplomata turco, esta redução deveu-se a algumas mudanças que ocorreram em Angola, sobretudo, com restrições de importação e da depreciação da moeda nacional, o Kwanza, em relação ao Dólar.

Segundo o embaixador, apesar desta situação, existe um forte potencial de crescimento do volume comercial da Turquia em Angola, que pode atingir até 1.000 milhões de dólares.

As empresas turcas estão interessadas em incrementar os seus investimentos em Angola, assegurou.

"E temos estado a encorajar as empresas turcas a participarem em vários fóruns que o Governo angolano organiza, para conhecerem e estabelecerem parcerias de negócios”, disse, referindo que acredita no crescimento da economia angolana.

A Turquia está a trabalhar, notou, para "o aumento dos níveis da produção interna e de serviços, no quadro da política de diversificação da economia nacional que o Executivo está a levar a cabo”.

Com o objectivo de dinamizar o investimento turco em Angola, estão a ser preparados alguns instrumentos jurídicos, que serão assinados, num futuro próximo, nos domínios da promoção de investimentos, combate a catástrofes naturais e o reforço das trocas comerciais entre as empresas dos dois países.

 

Fonte: Jornal de Angola



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais