scm.gov.ao
Política
11 Junho de 2024 | 09h06

Ministra Carmen do Sacramento Neto recebida em Cabo Verde

A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, foi recebida em audiência pelo Presidente da República de Cabo-Verde, José Maria Neves, durante a sua participação na "III Conferência Década do Oceano”, que decorreu nos dias 7 e 8 deste mês de Junho.

José Maria Neves, ao dar as boas-vindas ao certame, destacou a melhoria da saúde e sustentabilidade dos oceanos, como é preconizado por especialistas nacionais e internacionais, sublinhando que a maior ambição é a criação de um concurso global para a promoção de uma literacia oceânica.

O evento, que decorreu sob o lema "Oceanos sustentáveis, sociedades resilientes: educar para o futuro”, teve como patrono José Maria Neves.

Carmen do Sacramento Neto, ao regressar ao país, destacou o reforço da cooperação com Cabo Verde, com destaque para o desenvolvimento das redes de Escolas Azuis, que permitirão estimular acções concretas para a conservação dos ecossistemas marinhos.

A ministra das Pescas e Recursos Marinhos frisou que o Governo pretende criar uma rede de Escolas Azuis comprometidas com a protecção dos oceanos, onde a educação para a sustentabilidade marinha é integrada no currículo escolar nacional.

Carmem do Sacramento Neto disse que o Governo pretende implementar estas escolas a partir de Outubro ou Novembro deste ano.

A governante destacou que, para o desenvolvimento do projecto, Angola firmou uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).

Carmem do Sacramento Neto frisou que as universidades devem ser de qualidade, onde a excelência, inovação, integração de conhecimentos e a sustentabilidade devem ser os princípios basilares do sistema de educação em Angola.

A "III Conferência Década do Oceano” foi uma iniciativa do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves considerado o Campeão para a Preservação e Patrono da Aliança da Década do Oceano pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais