scm.gov.ao
Política
03 Abril de 2024 | 07h04

País necessita mais de mil unidades sanitárias

A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, disse nesta terça-feira, em Luanda, que o país precisa de mais de mil e oitocentas unidades sanitárias para uma maior e melhor prestação dos serviços de saúde à população.

Sílvia Lutucuta falava na 13ª edição do Café CIPRA, que abordou a "problemática do atendimento humanizado no sector da saúde”, tendo ressaltado que deste número, 90 por cento estão ligados aos cuidados primários de saúde.

Referiu que só na província de Luanda, o sector da saúde precisa de 660 unidades sanitárias, dos quais três da dimensão dos hospitais de Cacuaco e Viana, que se encontram em fase de conclusão, e as restantes param o nível primário.

Apontou estar na base das necessidades o crescimento populacional.

Por outro lado, salientou que conseguiram com os novos procedimentos para aquisição de medicamentos, reduzir em 65 por cento os custos.

Disse estarem a trabalhar para garantir os medicamentos para grandes endemias, como a malária, tuberculose, HIV/SIDA, entre outras.

Segundo Sílvia Lutucuta, aumentou o número de casos de malária no país, fruto do aumento da capacidade de diagnóstico, o que está a contribuir para reduzir consideravelmente o número de mortes por esta doença.

Narrou que o acesso aos cuidados primários melhorou consideravelmente, tendo saído de 25 para 70 por cento.

Recordou que nos últimos cinco anos aumentou para mais de 40 por cento a força de trabalho, incrementaram 41 mil profissionais de várias carreiras, construíram 155 hospitais do nível primário, no quadro do PIIM, e seis grandes unidades.

Fonte: Angop.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais