scm.gov.ao
Política
15 Julho de 2024 | 08h07

Presidente da República defende aumento da produção do arroz e do trigo

O Presidente da República afirmou nesta quinta-feira, 11 de Julho, na cidade do Cuito, que a segurança alimentar deve passar necessariamente pelo aumento da produção do arroz e do trigo.

 "O pão nosso de cada dia é feito essencialmente de trigo. E o país tem importado quase a totalidade do grão, ou da farinha de trigo para as pastelarias, para a produção de pão, de bolos e outro tipo de produtos feitos à base de farinha de trigo”, frisou.

Segundo João Lourenço, os camponeses estão a ensinar como combater a fome e a miséria, através do trabalho.

O Presidente da República considerou ser esta a grande lição aprendida com as famílias do campo durante a visita de trabalho nesta província do planalto central.

"Enquanto muitos intelectuais, políticos, alguns mal-intencionados propalam a ideia de que para se ter comida à mesa e para baixar os preços dos produtos, basta um decreto do Presidente da República, ou basta aumentar o volume de importação desses mesmos produtos, os camponeses estão a dar-nos uma grande lição”, salientou.

Na ocasião, João Lourenço assegurou que o país terá em breve, na cidade do Soyo, Província do Zaire, uma fábrica que vai produzir fertilizantes.

"Estamos esperançados de que quando ela entrar em funcionamento, ou vai cobrir na totalidade as necessidades do país, ou pelo menos suprir uma parcela muito grande daquilo que vimos importando no presente”.

João Lourenço garantiu ainda que o Pólo de Desenvolvimento Industrial do Cunje e da Plataforma Logística do Cunhinga, na província do Bié, são projectos em carteira que vão avançar.

"Mas precisamos de garantir algo que é essencial, que é fazer chegar a energia produzida no Baixo Kwanza aqui ao centro do país, aos municípios sobretudo, aos municípios que são os produtores e transformadores daquilo que se produz no campo”, aclarou.

No último dia da vista de trabalho à província do Bié, João Lourenço procedeu ao lançamento da campanha de colheita de trigo na Fazenda Vinevala e a fábrica de processamento deste grão no município de Chinguar.

O Presidente da República constatou também o funcionamento da Cerâmica Prémio da Paz e do Centro de Produção de Mudas Florestais, na comuna da Chipeta, município de Catabola.

Os dois projectos são desenvolvidos pelo Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Fonte: Portal Cipra.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais