scm.gov.ao
Nacional
10 Março de 2023 | 08h03 - Actualizado em 10 Março de 2023

Presidente da República desloca-se ao Japão em visita oficial

O Presidente da República, João Lourenço, deixa Luanda sexta-feira, com destino a Tóquio, para uma visita oficial ao Japão, de 12 a 15 do mês em curso.

O Presidente da República, João Lourenço, deixa Luanda sexta-feira, com destino a Tóquio, para uma visita oficial ao Japão, de 12 a 15 do mês em curso.

A informação foi divulgada esta quinta-feira pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, segundo o qual a agenda do Presidente João Lourenço prevê encontros de trabalho com altas figuras do Estado japonês. 

Adiantou que no país asiático o Chefe de Estado angolano vai trabalhar nas cidades de Tóquio, Nagoya e Kyoto, estando reservada para a capital, Tóquio, actividades políticas e protocolares. 

Cooperação entre Angola e Japão 

Angola e Japão pretendem incrementar a cooperação nos domínios políticos, económico e cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da agricultura e do desenvolvimento dos agro-negócios, petróleo e mineração.  

A cooperação bilateral começou em 1988 como Ajuda de Emergência, por via da UNICEF. 

Depois do fim da guerra em Angola em 2002, o Japão passou a realizar assistência nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados.
 
No âmbito da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar assistência no quadro de organizações internacionais, em segmentos como ajuda alimentar e assistência aos agricultores e à pobreza. 

O apoio do Japão se estende à assistência ao repatriamento de refugiados, instalações de abastecimento de água, construção de escolas primárias, rede de comunicação e portos. 

No sector da saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, que é um de referência no país.
 
No âmbito da cooperação económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nas áreas de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional.

 

Fonte:Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais