scm.gov.ao
Política
11 Julho de 2024 | 08h07

Presidente do Benim quer reforçar e alargar cooperação com Angola

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta quarta-feira, 10 de Julho, uma mensagem verbal do seu homólogo do Benim, Patrice Talon, com vista ao reforço dos laços bilaterais e exploração de novas oportunidades de cooperação.

O enviado especial do Presidente beninense, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Olushengun Adjadi Bakari foi recebido, em audiência, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço no Palácio Presidencial.

Ao falar à imprensa, após ao encontro, o diplomata destacou a excelente relação política entre os dois presidentes, sublinhando o compromisso mútuo em reforçar a cooperação no campo político- diplomático, e em outros sectores, para o desenvolvimento de ambos os países.

"Estou a trabalhar com o meu homólogo, o ministro Téte no âmbito de obedecermos às orientações do Presidente João Lourenço e do seu homólogo irmão, no sentido de reforçarmos as relações de cooperação existente entre os dois países, para podermos subir para um outro patamar”, afirmou.

Olushengun Bakari sublinhou, ainda, que Angola e o Benim têm laços históricos profundos que remontam à luta pela independência nacional, razão pela qual é crucial fortalecer estas relações.

Questionado sobre os sectores específicos que necessitam de reforço na cooperação bilateral, Olushengun Adjadi Bakari mencionou que os ministros estão alinhados com as directrizes dos Chefes de Estado e prontos para explorar o vasto potencial de colaboração entre Angola e Benim.

"Os sectores são enormes, temos muita potencialidade para explorar, mas em dado momento, no tempo preciso, eu e o meu homólogo ministro Téte poderemos, de facto, desvendar os sectores que foram escolhidos, os quais poderão servir de reforço da cooperação entre os dois Estados”, respondeu.

O enviado especial enfatizou o papel crucial de Angola e o apoio contínuo de Patrice Talon aos esforços de Angola na estabilização do continente africano, especialmente na região da SADC e dos Grandes Lagos,.

"África precisa de personalidades como o Presidente João Lourenço. Nós temos que apoiar pelo trabalho que tem realizado, razão pela qual Angola desempenha um papel muito importante no âmbito da estabilização do nosso continente, e o Presidente Talon está de mãos abertas para ajudar no que for necessário”.

Fonte: Portal Cipra.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais