scm.gov.ao
 
Nacional
12 Janeiro de 2023 | 11h01 - Actualizado em 12 Janeiro de 2023

Presidente João Lourenço reafirma compromisso com a paz e segurança mundial

Ao discursar na cerimónia de cumprimentos de ano novo ao corpo diplomático, João Lourenço disse que Angola implementa reformas, nos últimos anos, com vista a garantir as liberdades fundamentais dos cidadãos, a redução da burocracia na função pública e o combate à corrupção e à impunidade.

Adiantou que a reforma visa ainda a diversificação da economia, fomento da produção interna de bens e serviços, redução das importações de bens essenciais de consumo e aumento das exportações e da oferta de postos de trabalho.

O Titular do Poder Executivo enalteceu a criação de um novo ambiente de negócios e o sucesso na cooperação com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, que aumentou a credibilidade de Angola junto dos credores internacionais.

Declarou que o sucesso notado deve-se à clarificação do papel do Estado na economia, à valorização do sector privado, à privatização de activos do Estado e aos investimentos em infraestruturas de produção e distribuição de energia e água, estradas, caminhos-de-ferro, portos e aeroportos.

Valorizou também a atenção dedicada ao sector social, com a construção de importantes redes hospitalares, de educação e do ensino superior, bem como na admissão de milhares de profissionais nestes sectores.

Apontou também as acções de combate à seca no Sul do país e à pobreza, a promoção do empreendedorismo, a formação profissional dos jovens e a distribuição gratuita de kit’s profissionais.

Diplomacia

O Presidente declarou que a diplomacia angolana, com outros actores internacionais, vem jogando um importante papel de mediação e resolução de conflitos pela via do diálogo na região dos Grandes Lagos, na África Central e na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Referiu que, mandatada pela União Africana, Angola, com a participação da Comunidade dos Estados da África do Oeste, desenvolve esforços para a pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Adiantou que a mediação angolana visa ainda o restabelecimento das relações de amizade e boa vizinhança entre a RDC e o Rwanda.

João Lourenço salientou que no quadro da SADC, Angola contribui na projecção de forças e meios nos esforços colectivos de luta contra o terrorismo e pacificação de Cabo Delgado, em Moçambique.

Congratulou-se com os esforços dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para reposição da normalidade constitucional, ferida em alguns Estados africanos, como o Mali, Guiné e Bukina Faso.

Tentativa de golpe no Brasil

Na qualidade de presidente pro tempore (em exercício) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), João Lourenço condenou o assalto às instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judicial no Brasil, ocorrido no domingo passado.

Considerou o acto uma tentativa de reversão da ordem constitucional e da legitimidade do poder democraticamente conferido nas urnas no Brasil.

Para o Estadista angolano, "naquelas horas de domingo, a democracia brasileira viveu momentos de grande perigo e incertezas pelo facto de os acontecimento poderem ter evoluído para um golpe de Estado”,

Cimeira EUA/África

O Presidente João Lourenço considerou a cimeira Estados Unidos da América/África uma vitória para o continente africano, dada as garantias de estar representado no G-20 e de poder ganhar um lugar de membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Tais conquistas, adiantou, são o reconhecimento de quanto a África contribuiu para o crescimento e desenvolvimento das economias das grandes potências e o quanto pode ainda dar à economia mundial, para ciência, cultura, desporto e a paz e segurança mundiais.  

Acredita que a representação africana no Conselho de Segurança será de justiça e o órgão reflectiria melhor a realidade geopolítica, económica e demográfica do século XXI.

Cessar-fogo na Ucrânia

O Presidente João Lourenço exortou ao estabelecimento de um cessar-fogo definitivo e incondicional por parte da Rússia na guerra contra Ucrânia.

Afirmou que o cessar das hostilidades ajudaria a criar o necessário ambiente negocial entre as partes envolvidas, que levaria a construção de uma paz sólida e duradoura no continente europeu.

Para o Estadista angolano, a realidade de hoje contrasta com o estatuto e prestígio granjeado pela Rússia de ter, com os aliados EUA, Reino Unido e França, libertado a Europa e o mundo da ameaça nazi.

Para o Presidente João Lourenço, a guerra contra a Ucrânia representa uma séria ameaça à paz e à segurança global, provocando a maior crise energética após a II guerra mundial, que terminou em 1945. 

 

Fonte: Angop


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais