scm.gov.ao
Política
17 Abril de 2024 | 08h04

Primeira-Dama da República reitera interacção permanente com a juventude


A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, reiterou nesta terça-feira, no Cunene, a importância da interacção permanente com os jovens e adolescentes, mediante a criação de uma plataforma de debate e de apoio.

Ana Dias Lourenço fez este pronunciamento no final do ciclo de palestra dirigida aos jovens e adolescentes da província do Cunene, tendo ressaltado que a acção visa a mudanças de comportamentos, de forma a tornarem-se capazes de lidar com as adversidades e desafios dos novos tempos.

Para tal, apontou a existência de acções e projectos visando, efectivamente, dar respostas às necessidades e anseios dos jovens e adolescentes da província.

Argumentou que a juventude constitui a força motriz do país e, com apoio e orientação dos adultos, deve tornar-se agente da mudança.

Por este facto, ressaltou a necessidade destes acreditarem, serem persistentes, resilientes e unidos para encontrar soluções que possam ser o suporte de políticas públicas, não só para a província do Cunene, mas de âmbito nacional.

Relativamente ao ciclo de palestra, disse que o mesmo visou encontrar uma plataforma de partilha de temas importantes sobre saúde e bem-estar para que os jovens tenham atitudes e comportamentos responsáveis.

Entre estes destacou os relativos à saúde e auto-cuidado, a fim de engajar os jovens na procura de respostas nos serviços disponíveis nas unidades de saúde e de aconselhamento, assim como através da pesquisa com recurso a livros e do formato digital.

Nesta senda, apontou o debate sobre a saúde sexual reprodutiva, gravidez e casamentos precoce, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, planeamento familiar e as suas implicações na saúde mental dos adolescentes e jovens.

Acrescentou que a intenção é dar resposta há várias solicitações dos jovens, pelo que enalteceu a capacidade e vontade demonstrada pelos participantes, tornando-se num exemplo em termo de conhecimento, formação e mestria para lidar com temáticas apresentadas.

Por seu turno, a governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, manifestou gratidão pela realização deste evento, que tem grande impacto na consciencialização da sociedade, em particular dos jovens e adolescentes, no que diz respeito à saúde física e mental.

Referiu que as doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez precoce e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e substâncias psicoactivas, constituem problemáticas que merecem a máxima atenção da família e da sociedade, na medida em que se apresentam como fenómenos que comprometem o futuro do jovens e do país.

Segundo a governante, são problemas sociais que clamam por soluções positivas, sobretudo na província que partilha uma vasta fronteira com a Namíbia, com grande mobilidade de pessoas de diferentes nacionalidades, o que propicia a elevação de doenças sexualmente transmissíveis e consumo de substâncias psicoactivas.

A título de exemplo, disse que durante o ano de 2023, o Cunene registou mil e 436 casos positivos de VIH/SIDA, resultado de 52 mil e 536 testes realizados, destes 861 iniciaram o tratamento.

Gerdina Didalelwa ressaltou ainda que a gravidez na adolescência é um fenómeno que tem se intensificado cada vez mais, elevando de forma negativa a taxa de abandono escolar.

Por este facto, ressaltou que a promoção do ciclo de palestras vai permitir incentivar o estilo de vida saudável no seio da juventude, prevenir doenças e despertar o sentimento de responsabilidade pessoal e colectiva.

A missão ao Cunene enquadra-se nos programas sociais e comunitários que a sua fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) desenvolve em Angola a favor das populações.

A par da palestra, Ana Dias Lourenço visitou o terreno para implementação do projecto de serviços integrados de apoio aos adolescentes e jovens.

Para quarta-feira, último dia de trabalho, está agendado um encontro de balanço do projecto nascer livre para brilhar.

Fonte: Angop.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais