scm.gov.ao
Política
17 Julho de 2024 | 08h07

Produção interna de alimentos reduz os níveis de importações

A aposta do Executivo na produção interna de alimentos já está a reduzir o volume de importações, segundo o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

De acordo com o ministro de Estado, o crédito agrícola de campanha 2024-2025 será concedido pelos bancos comerciais e contará com uma parte das reservas obrigatórias cativas no Banco Nacional de Angola (BNA).

Em declarações à Rádio Nacional de Angola, José de Lima Massano assinalou os bons indicadores na produção de arroz e trigo em grande escala no país. "Outro movimento interessante que está a acontecer é a produção de carne de frango”, referiu.

Numa recente entrevista concedida em exclusivo ao Jornal de Angola, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, afirmou que a agricultura familiar é determinante na actual produção de alimentos no país.

De acordo com o chefe da Equipa Económica, estima-se que cerca de 82 por cento da produção de alimentos seja de matriz familiar, envolvendo cerca de 3,1 milhões de cidadãos. "Esta é uma base de produção existente, e que acreditamos ter potencial para se desenvolver de forma a aumentar significativamente a produção”.

"Por isso, o Governo aprovou, recentemente, o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar que, no essencial, vai permitir que as famílias agrupadas em cooperativas possam ter acesso a recursos financeiros via Caixas de Crédito Comunitárias. Temos também um programa para financiar, em condições bonificadas, a aquisição de equipamentos como motocultivadoras, tractores e sistemas de rega”, afirmou o ministro de Estado para a Coordenação Económica.

 

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais