scm.gov.ao
 
Política
07 Fevereiro de 2023 | 13h02 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2023

Rei Felipe VI homenageia primeiro Presidente de Angola

O Rei da Espanha, Felipe VI, homenageou, nesta terça-feira, o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores no seu sarcófago, no Memorial adjacente à Praça da República, em Luanda.

No livro de honra, o soberano escreveu ter sido uma honra visitar o Memorial do "Pai da Pátria angolana”, tendo manifestado todo o seu afecto. 

A Rainha Consorte da Espanha Letizia Ortiz Rocasolano também  assinou a página em que o Rei Filipe VI escreveu.

O Rei Felipe VI seguiu, posteriormente, ao Palácio Presidencial para um encontro com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e se prevê  assinaturas de tratados, condecorações e um almoço oficial.

As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.

A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de companhias espanholas em Angola. 

A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em distintos  sectores, como a Energia, Banca, Construção e Agricultura.

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em Setembro de 2021, uma visita de Estado ao Reino de Espanha, durante a qual  teve um encontro, no Palácio de Zarzuela, com o Rei Felipe VI. 

Os dois Estadistas abordaram, na ocasião, questões ligadas à cooperação bilateral, que Luanda e Madrid querem ver ampliada. 

O Rei da Espanha, Felipe VI, chegou a Luanda na noite de segunda-feira, para uma visita oficial de três dias a Angola, a primeira ao país.

 

Fonte:Angop

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais